domingo, 8 de janeiro de 2012

Consciência Ambiental Na Pescaria

     Companheiros da pesca, neste tópico pretendo falar um pouco sobre consciência ambiental. Lembro-me até hoje de um programa de TV chamado, se eu não me engano, Pesca Brasil ou Pesca e CIA onde o apresentador na época era o Rubinho e na euforia de tirar um daqueles peixões ele quebrou um alicate e jogou na água. Num dos programas seguintes ele mesmo se retratou e falou que havia errado, a partir daí sempre ele falava sobre não deixar nada no rio, ou seja, se você teve o trabalho de carregar até o rio tenha o trabalho de levar de volta. Virou praticamente uma marca do Rubinho, em todos os seus programas, falar sobre conservação e poluição deixada pelos pescadores.
     Quando eu era um pia de tudo acompanhava esses programas e foi aí que ouvi pela primeira vez falarem da pesca esportiva e pesque e solte. Ficava pensando.........para que soltar uns "baita" peixões. A consciência veio quando eu conversava com uns velhos pescadores do Rio Apiaí Guaçu. Eles diziam - Eu pegava muita Tabarana neste rio e cada Piapara ! Hoje o que se pega de monte é garrafa PET e não deve ser diferente por aí.
     Para não ficar muito longo o papo, quando for pescar só traga para casa o que for realmente comer, não deixe sua sujeira nas margens, pratique o pesque e solte, respeite o período da Piracema, não se esqueça que ali é a casa do peixe e de outros organismos vivos e não a sua, quando puder limpar alguma sujeira faça sem pensar em quem a deixou e tenha uma ótima pescaria.
 

Gabriel Zilocchi Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário